terça-feira, 23 de maio de 2017

4 Mulheres, 1 Centenário




 Leda Flores, "A Flautista", 1976, bronze. Pinacoteca Fundacred.

 Alice Soares, "As Gurias do Asilo", 1964, óleo sobre tela. Pinacoteca Barão de Santo Ângelo.

 Alice Brueggemann, "Natureza Morta", 1958, óleo sobre tela. Pinacoteca Aldo Locatelli.

Cristina Balbão, "Busto", 1952, gesso. MARGS.



4 Mulheres, 1 Centenário


2017 é o ano de comemorar os 100 anos de nascimento de quatro artistas que marcaram a história da arte gaúcha no século XX. São elas: Alice Soares, Alice Brueggemann, Cristina Balbão e Leda Flores. Esta marca é tão importante para a consolidação de um circuito das artes no Rio Grande do Sul, que as mais prestigiadas instituições voltadas à pesquisa e difusão das artes visuais se uniram para realizar uma exposição comemorativa.
A Coordenação de Artes Plásticas da Prefeitura de Porto Alegre, as Pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli, a Pinacoteca Fundacred, a Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS, promoverão uma mostra das homenageadas de junho a setembro. Esta exposição, sediada na Pinacoteca Ruben Berta, com a curadoria de Blanca Brites e Paulo Gomes, contará ainda com uma série de eventos paralelos como projeção de filme, ações educativas, cursos e palestras.
As “duas Alices”, como eram conhecidas Alice Soares e Alice Brueggemann, dividiram um ateliê por quatro décadas. Cristina Balbão foi professora da UFRGS e organizadora do MARGS em seu início e ainda presidente da Associação Chico Lisboa. Já Leda Flores, ganhou prestígio como ceramista e escultora, sendo a sua obra “A Flautista” ainda hoje considerada referencial na história da escultura gaúcha. Elas podem ser consideradas as primeiras artistas a se profissionalizar no Rio Grande do Sul, num período em que eram escassas as galerias de arte e que ainda não havia museus importantes dedicados à produção artística, e o trabalho, em especial das mulheres, nesse campo era entendido apenas como diletantismo.
Alice Soares, Alice Brueggemann, acompanhadas por Cristina Balbão e Leda Flores, firmaram definitivamente a geração de artistas mulheres da década de 1950 como exemplos a serem seguidos nos campos profissional, acadêmico e institucional. Essa atuação múltipla foi sempre balizada por uma qualidade de produção digna de profunda admiração.

4 Mulheres, 1 Centenário
Pinacoteca Ruben Berta - Rua Duque de Caxias, 973
Centro Histórico - Porto Alegre – Rio Grande do Sul
abertura: 1º de junho, quinta-feira, 19h 
visitação: de 2 jun 2016 a 1º set 2017 | seg a sex, das 10h às 18h
acervo@smc.prefpoa.com.br / [55] (51) 3289 8292
curadores: Blanca Brites e Paulo Gomes 

A abertura da exposição será precedida pelo lançamento da Associação de Amigos das Pinacotecas de Porto Alegre – AAPIPA, que ocorrerá às 18h, com a presença da Diretoria da entidade e convidados.
Presidente da AAPIPA: Heitor Bergamini





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário