quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Aquarelas de Lutzenberger na Pinacoteca Ruben Berta




José Lutzenberger, "Carnaval", 1947, aquarela, MARGS.



Aquarelas de Lutzenberger na Pinacoteca Ruben Berta

           
No dia 2 de dezembro, próxima sexta-feira, vai completar três anos da transferência da Pinacoteca Ruben Berta para o belo casarão do século XIX restaurado especialmente para abrigar o museu. Esta ocasião é ideal para abrir a exposição “A Voz das Cores – aquarelas de José Lutzenberger” com um conjunto de obras pertencentes ao acervo da FUNDACRED, do MARGS e da própria família do artista. Este talentoso alemão que chegou em 1920 em Porto Alegre para atuar como arquiteto, além de legar edificações que marcaram definitivamente o cenário urbano, também se dedicou com desenvoltura ao desenho e à pintura.
 Observador arguto de seu tempo Lutzenberger descreveu a aventura humana em imagens do cotidiano. Foi um artista dos detalhes. A luz que emerge de suas cores sensibiliza a ponto de vermos vivos os pequenos dramas do dia-a-dia de seus personagens. Esse arrepio à flor da pele que a visão de sua obra provoca, faz do arquiteto, que nunca se considerou um pintor profissional, de fato, um criador magistral.
O casarão da Rua Duque de Caxias que agora abriga a Pinacoteca Ruben Berta é também exemplar de uma arquitetura que marcou seu tempo, motivo suficiente para apresentar nesta exposição, além de aquarelas, também esculturas em madeira e desenhos arquitetônicos de José Lutzemberger. Oportunidade rara de ver que artista e o arquiteto de ofício tinham em comum a precisão do desenho, o uso meticuloso das cores e mesmo, sem a expressão eloquente das palavras faladas, pode-se afirmar, que seus trabalhos num silêncio sonoro, apresentam a poesia cativante dos pequenos detalhes.
        

A VOZ DAS CORES – aquarelas de José Lutzenberger
Pinacoteca Ruben Berta - Rua Duque de Caxias, 973
Centro Histórico - Porto Alegre – Rio Grande do Sul
abertura: 2 de dezembro, sexta-feira, 18h 
visitação: de 5 dez 2016 a 24 fev 2017 | seg a sex, das 10h às 18h
acervo@smc.prefpoa.com.br / [55] (51) 3289 8292
 
 

terça-feira, 29 de novembro de 2016

A Voz das Cores – aquarelas de José Lutzenberger


No dia 2 de dezembro, próxima sexta-feira, vai completar três anos da transferência da Pinacoteca Ruben Berta para o belo casarão do século XIX restaurado especialmente para abrigar o museu. Esta ocasião é ideal para abrir a exposição “A Voz das Cores – aquarelas de José Lutzenberger” com um conjunto de obras pertencentes ao acervo da FUNDACRED, do MARGS e da própria família do artista. 

A VOZ DAS CORES – aquarelas de José Lutzenberger
Pinacoteca Ruben Berta - Rua Duque de Caxias, 973
Centro Histórico - Porto Alegre – Rio Grande do Sul
abertura: 2 de dezembro, sexta-feira, 18h
visitação: de 5 dez 2016 a 24 fev 2017 | seg a sex, das 10h às 18h


quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Clássicos na Pinacoteca



16 de outubro, às 18h30, na Pinacoteca Ruben Berta 

Rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico - Porto Alegre

51 32246740













sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Ação educativa sobre patrimônio, arte e educação



Convidamos para a ação educativa sobre patrimônio, arte e educação, ministrada pelas alunas de Museologia da UFRGS (Mireli Oliveira, Silvana Fraga e Vera Quintana), a realizar-se dia 17/11 na Pinacoteca Aldo Locatelli/Paço dos Açorianos..
 

Inscrições e informações: mireli.oli@gmail.com e 51 984169170

Atividade voltada para professores e futuros professores (também são bem vindos demais atuantes da área da cultura e da arte!). Vamos conversar sobre conceitos de patrimônio e demais questões sobre acervo artístico e museu. Serão disponibilizados certificados ao final da atividade.

Roteiro:
- Diálogos Sobre Patrimônio: conversa sobre conceitos de patrimônio, arte educação, conservação de obras de arte, gestão de acervos artísticos e atividades cotidianas de um museu de arte.
- Visita à Pinacoteca Aldo Locatelli e à reserva técnica.
- Realizaremos uma experiência com o acervo do museu, abordando o olhar patrimonial das obras de arte.


Data: 17 de novembro (quinta-feira)
Horário: 14h às 17h30
Local: Pinacoteca Aldo Locatelli - Paço dos Açorianos (Prefeitura Velha) - Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico – Porto Alegre




Parte da exposição permanente da Pinacoteca Aldo Locatelli no porão do Paço dos Açorianos








Visita do grupo Centro do dia do Idoso/FASC



A visita do grupo Centro Dia do Idoso/Fundação de Assistência Social e Cidadania à exposição "A ESCRITA SE FEZ IMAGEM", quinta-feira, 10, no Paço dos Açorianos, contou com performance do ator Helio Roberto Oliveira sobre contos do escritor Simões Lopes Neto ilustrados por Nelson Boeira Faedrich.

Exposição A ESCRITA SE FEZ IMAGEM
Simões Lopes Neto ilustrado por Nelson Boeira Faedrich
Curadoria: Paula Ramos


Fotos: Carmem Salazar

















quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Visita do Centro Dia do Idoso/Fundação de Assistência Social e Cidadania



A visita do grupo Centro Dia do Idoso/FASC à exposição "A ESCRITA SE FEZ IMAGEM", hoje pela manhã no Paço dos Açorianos, contou com performance do ator Helio Roberto Oliveira sobre contos do escritor Simões Lopes Neto ilustrados por Nelson Boeira Faedrich.


Exposição A ESCRITA SE FEZ IMAGEM
Simões Lopes Neto ilustrado por Nelson Boeira Faedrich
Curadoria: Paula Ramos