quinta-feira, 26 de março de 2015

Exposição Paisagens de Porto Alegre - Coleção Fernando Cacciatore de Garcia

Clique no álbum para ver as imagens

 Clique no álbum para ver as imagens
Posted by Cap Mostras on Quarta, 25 de março de 2015

Exposição Mater Fecunda









quarta-feira, 25 de março de 2015

Clássicos na Pinacoteca - Quinteto Porto Alegre


Apresentação do Quinteto Porto Alegre na Pinacoteca Ruben Berta, em 18 de março de 2015, dentro da programação do projeto Clássicos na Pinacoteca, reunindo os músicos Elieser Fernandes Ribeiro (trompete), Tiago Linck (trompete), Israel Oliveira (trompa), José Milton Vieira (trombone) e Wilthon Matos (tuba). O programa contou com composições de Manoel Alves, Samuel Scheidt (1587-1654), Malcolm Arnold (1921-2006) e Victor Ewald (1860-1935).

Fotos: Amanda Medeiros Oliveira
























sexta-feira, 20 de março de 2015

PAISAGENS DE PORTO ALEGRE Coleção Fernando Cacciatore de Garcia





Otto Dinger – As lavadeiras na Praia do Riacho – 1899 - óleo sobre tela 
 Coleção Fernando Cacciatore de Garcia




PAISAGENS DE PORTO ALEGRE
Coleção Fernando Cacciatore de Garcia

A Pinacoteca Ruben Berta abrirá no dia 24 de março uma exposição cuja temática principal é a cidade de Porto Alegre. A mostra reúne pinturas, desenhos, impressões e cartões postais pertencentes ao acervo do Ministro Fernando Cacciatore de Garcia (biografia abaixo) abarcando o período que se estende de 1842 a 1953. Em todas as peças transparece, além dos diferentes cenários da capital dos gaúchos, o universo do trabalho, relevando, neste sentido, a preocupação social na arte, tomada por Cacciatore como fio condutor para a coleção que reuniu ao longo de muitas décadas ao percorrer leilões, galerias e antiquários, tanto em Porto Alegre como em outras cidades brasileiras e estrangeiras.
Esta mostra se configura como uma oportunidade de aproximar coleções privadas do público, levando este último a refletir e, mesmo interagir de forma mais apaixonada, com o olhar do colecionador para as obras de arte e as razões de seu critério para formar um acervo de notável qualidade. As obras apresentadas exprimem uma coerência atávica, sendo em sua maioria expressões da tradição acadêmica, mas mais do que tudo, portadoras de um gesto de afeto do colecionador para com a sua cidade. Elas são ainda importantes como testemunho histórico, enquanto documento de uma cidade que praticamente não mais existe, e revelam a atitude do Ministro Cacciatore ao se deixar sensibilizar pelo estudo e pelo conhecimento sobre Porto Alegre que sua coleção permite descobrir.


Fernando Cacciatore de Garcia nasceu em Porto Alegre em 1944. Em 1953, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Formou-se na PUC do Rio em Sociologia e, no Instituto Rio Branco, como Terceiro Secretário da carreira diplomática. Em 1970, foi dos primeiros diplomatas a serem transferidos para Brasília. Serviu nas Embaixadas do Brasil em Londres, Bancoque, Bonn, Nova Délhi, Caracas, Berlim e nos Consulados-Gerais em Buenos Aires e Munique. Em 2005, foi transferido de Berlim para o escritório do Itamaraty em Porto Alegre, que chefiou por pouco mais de um ano. Em 2007, aposentou-se voluntariamente, como Ministro, e decidiu radicar-se em sua cidade natal. Dedica-se agora a inúmeras atividades culturais: tradução, poesia, história e arte.




PAISAGENS DE PORTO ALEGRE
Coleção Fernando Cacciatore de Garcia
Pinacoteca Ruben Berta
abertura: 24 mar de 2015, terça-feira, das 19h às 21h
visitação: 25 mar a 24 abr, segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico – Porto Alegre
contato: (51) 3289-8292 ou acervo@smc.prefpoa.com.br


 relação de artistas


Angelo Guido
Edgard Oehlmayer
Francisco Bellanca
Giuseppe Perissinoto
João Fahrion
Libindo Ferrás
Luiz Maristany de Trias

Oscar Boeira
Oscar Crusius
Otto Dinger
Pedro Weingärtner
Petrucci
Plínio Bernhardt
S. Egly
Vicente Cervásio
 

         

Paisagens de Porto Alegre - Coleção Fernando Cacciatore de Garcia











quinta-feira, 19 de março de 2015


Exposição Mater Fecunda abre neste domingo no Paço

 

Foto: Reprodução F.Zago/ StudioZ/Divulgação PMPA
Predominam imagens relacionadas à natureza

Predominam imagens relacionadas à natureza

A exposição “Mater Fecunda”- a Pinacoteca Aldo Locatelli de 1884 a 1943, parte da programação do aniversário de 243 anos de Porto Alegre, estará aberta para visitação pública neste domingo, no Paço dos Açorianos. A mostra conta com mais de 30 pinturas assinadas por artistas como Oscar Boeira, Libindo Ferrás, Gotuzzo e Pedro Weingärtner. 
 
O tom intimista das paisagens e naturezas-mortas envolve os retratos expostos. Predominam imagens relacionadas à natureza, vinculadas ou não à figura humana, produzidas em um período de intenso desenvolvimento urbano. Todavia transparece nas obras o foco no campo, nos mananciais de água ou mesmo na cidade antiga. 
 
Por um lado o desejo de um retorno à natureza, a Mater Fecunda, por outro, certo deleite com o cotidiano mais prosaico. Mas para além dos temas predominantes, há o gosto estético dos pintores e do seu público na Porto Alegre de fins do século XIX e primeiras décadas do século XX, buscando a representação perfeita da paisagem, das figuras e dos objetos, na busca por uma correspondência entre um pensamento ainda impregnado de romantismo e o mundo físico onde estavam ou gostariam de estar imersos.
 
Exposição
Mater Fecunda - a Pinacoteca Aldo Locatelli de 1884 a 1943
Paço dos Açorianos – Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico - Porto Alegre
visitação: 22 de março de 2015, domingo, das 10h às 13h; e 
de 23 de março a 29 de maio, segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
informações: acervo@smc.prefpoa.com.br / (51) 3289-3735
 
Artistas
Adolfo Fonzari    
Enrico Ravetta    
Libindo Ferrás
Affonso Silva    
Francis Pelichek    
M. Bacarti
Amélia Pastro Maristany    
Giuseppe Boscagli    
Oscar Boeira
Angelo Guido    
Guttmann Bicho    
Pedro Weingärtner
Antônio Cândido de Menezes    
Hélios Seelinger    
Simão da Veiga
Augusto Luiz de Freitas    
João Bertoni    
Torquato Bassi
Campos Ayres    
José de Francesco    
Willem Leendert van Dijk
Dakir Parreiras    
Leopoldo Gotuzzo    
M. Bacarti

Semana de Porto Alegre | 243 anos Acesse a programação: www.portoalegre.rs.gov.br/semanapoa
 
 
 


/exposicao
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.






Porto Alegre de João Faria Viana em exposição


Foto: Reprodução F.Zago/ StudioZ/Divulgação PMPA
Mostra estará aberta ao público a partir deste domingo, 22, no Paço
Mostra estará aberta ao público a partir deste domingo, 22, no Paço

Um conjunto de xilogravuras, lançadas em formato de álbum em 1966 – e doadas recentemente pelo jornalista Luiz Carlos Lisboa para a Pinacoteca Aldo Locatelli –, integram a exposição que estará aberta para o público a partir deste domingo, 22, dentro da programação da Semana de Porto Alegre . A Porto Alegre plasmada na obra de João Faria Viana (1905-1975) está fora do seu tempo.

Longe de ser contemporânea à época em que o autor produziu a obra, a cidade que emerge é ancorada no século XIX. Por este motivo aparece fracionada, iluminada com foco em edificações e paisagens isoladas, algumas ruínas e outras nada além de imagens que não deixaram vestígios. Trata-se, enfim, de uma visão nostálgica da cidade colonial. Assim é este artista, mais do que alguém que viveu da expressão plástica, um memorialista que gravou monumentos perdidos, buscando a fiel representação de uma arquitetura sob o risco do esquecimento.

Talvez por este motivo, quando Faria Viana escreve sobre as suas gravuras também se utilize de uma linguagem descontextualizada para 1966, ano em que foi produzido o álbum exposto. O vocabulário em desuso e o tom laudatório lembram os cronistas do século XIX, tal como as xilogravuras expostas, tão afinadas ao gosto acadêmico e fruto da representação exata da cidade antiga.

João Faria Viana é um nome enraizado na história de Porto Alegre. Fez sua formação no Instituto de Artes, orientado por mestres tais como Francis Pelichek e Libindo Ferrás. Desde jovem participou com êxito em incontáveis mostras e salões por todo o Brasil, marcando decisivamente sua trajetória, em 1938, como um dos fundadores e o primeiro presidente da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, a “Chico Lisboa”.

Exposição
A Porto Alegre de João Faria Viana
Paço dos Açorianos – Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico - Porto Alegre
Visitação: 22 de março de 2015, domingo, das 10h às 13h; e
de 23 de março a 24 de abril, segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
informações: acervo@smc.prefpoa.com.br / (51) 3289-3735

Semana de Porto Alegre | 243 anos
Acesse a programação: www.portoalegre.rs.gov.br/semanapoa
 



/artes_plasticas /cultura
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.



Mater Fecunda