quarta-feira, 26 de novembro de 2014

SOLITUDE - CEM ANOS DE VASCO PRADO e VIII PRÊMIO DE ARTES PLÁSTICAS



Exposições em cartaz na Pinacoteca Aldo Locatelli – Paço dos Açorianos (“Prefeitura Velha”)
Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico - Porto Alegre
6 de novembro a 5 de dezembro de 2014 (SOLITUDE)
18 de novembro de 2014 a 30 de janeiro de 2015 (VIII PRÊMIO AÇORIANOS DE ARTES PLÁSTICAS)
segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
informações: acervo@smc.prefpoa.com.br / (51) 3289-3735











Fotos: Joel Vargas/PMPA





terça-feira, 25 de novembro de 2014

Lançamento do Catálogo da Pinacoteca Ruben Berta



Em 4 de dezembro de 2014, às 19h, no casarão da Rua Duque de Caxias 973 será lançado o catálogo com as obras do acervo da Pinacoteca Ruben Berta. A publicação apresenta as obras desta coleção, considerada em sua origem heterogênea, mas que mostra um predomínio da produção artística nacional e internacional da década de 1960. As peças carregam assinaturas de artistas consagrados no século XIX, tais como Almeida Júnior, Pedro Américo e Eliseu Visconti, os modernos Di Cavalcanti, Portinari, Flávio de Carvalho, e nos anos 60 os ainda promissores Tomie Ohtake e Manabu Mabe. O Catálogo estampa criadores orientais como Afandi, um dos autores mais importantes do modernismo indonésio e o chinês Chang Dai Chien, artista que vem sendo redescoberto no Brasil e colocado em seu país no mesmo patamar de Picasso.

A Pinacoteca Ruben Berta também se destaca por possuir obras do pop britânico como as assinadas por Allen Jones e Alan Davie, entre outros. A arte naif está representada por Manezinho Araújo e João Alves. A arte do Rio Grande do Sul comparece com Glênio Bianchetti, Angelo Guido, Oscar Crusius entre outros artistas. A publicação possui textos de orientação e analíticos descrevendo o cenário que originou o acervo e identificando a importância desta coleção no campo das artes no país. Merece destaque o fato de que a realização do Catálogo só foi possível graças ao patrocínio da ALGO MAIS GRÁFICA E EDITORA e de seus parceiros PORTFOLIO DESING e SCAN – EDITORAÇÃO E PRODUÇÃO GRÁFICA.
  
O Catálogo (R$ 120) poderá ser adquirido a R$ 80 no dia do lançamento.



Lançamento do Catálogo da Pinacoteca Ruben Berta

Rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico – Porto Alegre

dia 4 de dezembro de 2014, às 19h

informações: acervo@smc.prefpoa.com.br / (51) 3289-8292




BONOMI, Maria
“Teclado Lettera 22” - T 20/30 - 1966 - xilogravura 
Acervo Pinacoteca Ruben Berta



Abertura da exposição 

“20 x Anos 60: um quadro a ser compreendido”


Paralelamente ao lançamento do Catálogo da Pinacoteca Ruben Berta será aberta a exposição “20 x Anos 60: um quadro a ser compreendido” com vinte obras pertencentes a coleção. A seguir segue o texto de apresentação e a lista de obras expostas.
“A exposição apresenta vinte obras exemplares do período em que foi formada a Pinacoteca Ruben Berta. Esta coleção reflete os embates estéticos e estilísticos da década de 1960. As obras dos artistas brasileiros (natos ou radicados) são o que de mais importante apresenta: um recorte de grande qualidade e de notável relevância para o estudo dos caminhos trilhados pela arte no período. Também se pode afirmar que a coleção permite o conhecimento de uma produção ignorada do grande público e mesmo dos historiadores e críticos. A contemporaneidade deste acervo está, evidentemente, na datação das obras e no recorte geracional de seus autores, mas, fato notável, está principalmente na evidência de apresentar, em obras, as principais tendências e vertentes desse conflitante período da arte brasileira.
O recorte da coleção aqui apresentado, dos anos 1960, conta além da numerosa participação de artistas nas Bienais de São Paulo com um expressivo número de premiados em diversas edições do evento. Essas premiações dão a ver uma representação visual das tendências mais evidentes no período, como podemos constatar nas obras de Fayga Ostrower (premiada em 1957), Manabu Mabe (premiado em 1959), Isabel Pons (premiada em 1961) e Maria Bonomi (premiada em 1965). Podemos inferir que a proximidade dos organizadores da coleção, baseados em São Paulo, naturalmente os levaria àquela produção com maior visibilidade no momento, isto é, aqueles artistas destacados e premiados nas Bienais, o maior evento de artes plásticas do Brasil.
A Pinacoteca Ruben Berta também permite rastrear uma considerável parte da vida cultural nacional, com as obras dos artistas que estavam atuando no calor da hora dos acontecimentos. O recorte aqui apresentado é particularmente significativo pela representatividade de seus artistas em alguns dos mais destacados momentos da arte brasileira dos anos 1960. Na sua diversidade e riqueza, a Pinacoteca possibilita a percepção de um momento histórico da produção plástica brasileira e a perspectiva de seus instituidores do ponto de vista das escolhas realizadas. As obras que integram esta exposição indicam nas suas trajetórias de objetos as marcas do tempo de origem e de seus autores, estando em aberto a leituras, percepções e ao estabelecimento de novos circuitos.”
Paulo Gomes / Professor e crítico de arte

exposição 20 X ANOS 60: UM QUADRO A SER COMPREENDIDO
Rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico – Porto Alegre
abertura 4 de dezembro de 2014, às 19h
visitação até 27 fev 2015, segundas as sextas das 9h às 18h
informações: acervo@smc.prefpoa.com.br / (51) 3289-8292



exposição 


“20 x Anos 60: um quadro a ser compreendido”


artistas participantes

Anna Letycia Quadros
Babinski
Bernardo Cid
Bin Kondo
Chang Dai Chien
Fayga Ostrower
Frederico Nasser
Ildeu Moreira
Isabel Pons
Maria Bonomi
Maria Helena Andrés
Maria Helena Chartuni
Mário Gruber
Manabu Mabe
Roberto Campadelo
Rubens Martins Albuquerque
Tereza Nazar
Tomie Ohtake
Vera Ilce
Wakabayashi






sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Lançamento do catálogo geral da Pinacoteca Ruben Berta









Painel Afrobrasileiro - Museu do Percurso do Negro em Porto Alegre


Mais uma obra de arte no espaço público da cidade! #Arte #CulturaPoa

Nesta quinta, 20, o Grupo de Trabalho Angola Janga, o Ministério da Cultura e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial inauguram o Painel Afrobrasileiro, obra de arte pública que integra a etapa IV do Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre. O evento acontece às 16h30 no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico.


PAINEL AFROBRASILEIRO
Local: Largo Glênio Peres
Concepção: Pelópidas Thebano
Execução: Vinicius Vieira
Técnica: Mosaico cerâmico
Dimensões: 95 x 600 cm











Clássicos na Pinacoteca - Grupo Flautarium
















Clássicos na Pinacoteca - Grupo Flautarium



quinta-feira, 13 de novembro de 2014


Clássicos na Pinacoteca tem recital de música barroca


Foto: Gabriela Carpena Kleine/Divulgação PMPA
Recital é do Conjunto de Flautas Doces da Ufrgs
Recital é do Conjunto de Flautas Doces da Ufrgs

O Grupo Flautarium, conjunto de Flautas Doces da Ufrgs apresenta música barroca luterana na série Clássicos na Pinacoteca. Serão apresentadas obras de autores germânicos do período barroco, como Telemann, Schickhardt e Crüger. O recital será na quarta-feira, 19, a partir das 18h, na Pinacoteca Ruben Berta. O concerto tem entrada franca.

Criado em 1998, sob coordenação da flautista e professora Lucia Carpena, o Flautarium - Conjunto de Flautas Doces da Ufrgs é um projeto de extensão do Departamento de Música do Instituto de Artes da universidade. A proposta é interpretar e divulgar o repertório para conjunto de flautas doces, além de incentivar a composição de novas peças para o instrumento. O grupo já se apresentou em várias partes do Brasil e também em países como Uruguai e Alemanha.

O quarteto de flautas doces, integrado por Lucia Carpena, Cláudia Schreiner, Letícia Arnold, e Walkiria Morato - com os convidados Philip Gastal Meyer (violoncelo) e Jordana Brusa (espineta) - vai homenagear os 190 anos da imigração alemã no estado e também o mês de comemoração da Reforma Luterana, apresentando peças de compositores ligados à tradição da música barroca luterana (veja programa abaixo), alternando temas de câmara e corais religiosos.

O projeto Clássicos na Pinacoteca é apresentado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. A Pinacoteca Ruben Berta está instalada em um casarão residencial do século XIX, restaurado pelo Projeto Monumenta.

Clássicos na Pinacoteca
Flautarium e convidados
19 de outubro (quarta-feira), às 18h30
Entrada franca
Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973 – Porto Alegre)
Informações: (51)  3289-8119, 3224-6740 ou acervo@smc.prefpoa.com.br

Programa
Anônimo (século XV) - Coral: Nós cremos num só deus (Wir glauben all an einem Gott - HPD 88)
Johann Schop (c.1590 – 1667) - Intrada - Paduane - Galliard - Allmand - Courandt – Ballet (Hamburgo, 1633)
Joachim Neander (1650-1680) - Coral: Deus está presente (Gott ist gegenwärtig - HPD 124)
Georg Philipp Telemann (1681-1767) - Sonata canônica em ré menor (1738)
Vivace – Soave - Allegro assai
Johann Crüger (1598-1662) - Coral: Dai graças ao Senhor (Nun danket alle Gott, 1647 - HPD 242)
Johann Christian Schickhardt (1682 - 1762) - Concerto II, em ré menor
Allegro - Adagio - Allegro

Outras informações 
Pinacoteca Rubem Berta
Rua Duque de Caxias, 973 -
E-mail: cap@smc.prefpoa.com.br
Telefone: 3224 6740
 


musica
Texto de: Luís Bissigo
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada





Clássicos na Pinacoteca














Doações de Luiz Carlos Lisboa para Porto Alegre











Fotos: Joel Vargas/PMPA






terça-feira, 11 de novembro de 2014


Luiz Carlos Lisboa doa telas à Pinacoteca Aldo Locatelli, em Porto Alegre

 

03 de November de 2014  
Luiz Carlos Lisboa

Depois de ceder 2,5 mil programas de teatro para a Funarte, do Rio de Janeiro, e seu acervo jornalístico para o Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, Luiz Carlos Lisboa prepara uma nova doação.

Leia mais:

A trajetória de Luiz Carlos Lisboa

Telas de 1950 estão em exposição no Paço dos Açorianos
O jornalista doará telas, assinadas por artistas como Regina Silveira, Julio Plaza, Romanita Disconzi, Britto Velho, Carlos Scliar e Vera Chaves Barcellos à Pinacoteca Aldo Locatelli (Duque de Caxias, 973 — em frente ao Solar dos Câmara).
— Estou com 86 anos e acredito que devemos direcionar as coisas aos lugares certos — justifica.

A cerimônia que oficializa o presente à Capital acontece dia 11 de novembro, às 19h.

Foto: Ricardo Chaves/Agência RBS


segunda-feira, 10 de novembro de 2014


Obras sobre a década de 70 em exposição na Pinacoteca Ruben Berta

 

Foto: Divulgação/PMPA
Mostra é resultado da doação de acervo do jornalista Luiz Carlos Lisboa
Mostra é resultado da doação de acervo do jornalista Luiz Carlos Lisboa
Foto: Reprodução Leopoldo Plentz/Divulgação PMPA
Obras ajudam a refletir sobre experimentações do momento histórico
Obras ajudam a refletir sobre experimentações do momento histórico

A Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico) inaugura nesta terça-feira, 11, às 19h, a Exposição Doações de Luiz Carlos Lisboa. A visitação vai desta quarta-feira, 12 de novembro, a 12 de dezembro, sempre de segunda a sexta, das 9h às 18h. A exposição é resultado da doação de um precioso acervo de obras. Somadas a uma preciosa coleção de livros, as obras que ficarão expostas na Pinacoteca Ruben Berta permitem abrir mais uma frente de estudo sobre a década de 1970 e também contribuem para refletir sobre as experimentações que caracterizaram as expressões artísticas daquele momento histórico, sendo que muitas delas estão imbuídas de novas maneiras de pensar, ver e apresentar arte.
Luiz Carlos Lisboa - Gaúcho de São Gabriel, jornalista e assíduo frequentador de museus e galerias, desde os anos 60. Escreveu para diversos periódicos de Porto Alegre, entre eles Diário de Notícias, Revista do Globo, Correio do Povo e Folha da Tarde. Manteve, durante a década de 1970, uma página diária de artes em Zero Hora, dedicada principalmente às artes plásticas, teatro e música. Fundou as galerias de arte do Yázigi e do Centro Comercial João Pessoa. Atuou na Galeria Guignard, localizada no Hotel Plaza São Rafael, e na Oficina de Arte, pertencente a Jorge Berg. Polivalente, apresentou um programa diário sobre artes na TV Educativa (1981) e exerceu o cargo de assessor de Relações Públicas na Prefeitura de Porto Alegre. E, como se não bastasse, idealizou o Festival de Cinema de Gramado. 
 

Agende-se Exposição Doações de Luiz Carlos Lisboa
Pinacoteca Ruben Berta - rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico
Abertura: 11 de novembro, às 19h
Visitação: 12 de novembro a 12 de dezembro/ segunda a sexta, das 9h às 18h
informações: acervo@smc.prefpoa.com.br / (51) 3289-8292


Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.




sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Doações de Luiz Carlos Lisboa









Doações de Luiz Carlos Lisboa para Porto Alegre


Como um ancoradouro onde desembarcam navegantes ansiosos por terra firme, Luiz Carlos Lisboa, ao longo de seu profícuo trabalho como jornalista cultural, sempre foi receptivo aos artistas do seu tempo que buscavam apoio e divulgação. Os seus escritos promoveram novas carreiras e contribuíram para consolidar nomes já consagrados no efervescente ambiente artístico porto-alegrense.
A atividade desenvolvida ao longo de décadas por Lisboa propiciou a formação de um valioso acervo de obras. Somadas a uma preciosa coleção de livros, estas obras foram generosamente doadas pelo jornalista ao Acervo Artístico da Prefeitura de Porto Alegre, gesto que estimula a sensibilidade das novas gerações para a arte contemporânea. Agora expostas na Pinacoteca Ruben Berta, permitem abrir mais uma frente de estudo sobre a década de 1970 e também contribuem para refletir sobre as experimentações que caracterizaram as expressões artísticas daquele momento histórico, sendo que muitas delas estão imbuídas de novas maneiras de pensar, ver e apresentar arte.
Todas estas obras foram zelosamente guardadas, décadas a fio, por este simpático gaúcho de São Gabriel. Assíduo frequentador de museus e galerias, desde os anos 60 ele escreveu para diversos periódicos de Porto Alegre, entre eles Diário de Notícias, Revista do Globo, Correio do Povo e Folha da Tarde. Manteve, durante a década de 1970, uma página diária de artes em Zero Hora, dedicada principalmente às artes plásticas, teatro e música. Fundou as galerias de arte do Yázigi e do Centro Comercial João Pessoa. Atuou na Galeria Guignard – localizada no Hotel Plaza São Rafael e na Oficina de Arte, pertencente a Jorge Berg. Polivalente, apresentou um programa diário sobre artes na TV Educativa (1981) e exerceu o cargo de Assessor de Relações Públicas na Prefeitura de Porto Alegre. E, como se não bastasse, idealizou o Festival de Cinema de Gramado.
Pois este homem, aberto a todas as expressões culturais brindou a cidade com um acervo artístico e bibliográfico fundamental para a compreensão de seu universo cultural e da própria contemporaneidade. Luiz Carlos Lisboa fez da sua vida o que apenas os mais inspirados poetas chegam a concretizar: um verdadeiro repositório espiritual do seu tempo e do seu lugar. E se de fato representou um ancoradouro para os artistas, Porto Alegre por decorrência cumpriu o desígnio de cidade aberta ao mundo. 



Exposição DOAÇÕES DE LUIZ CARLOS LISBOA
Pinacoteca Ruben Berta - Rua Duque de Caxias,973 - Centro Histórico
Abertura: 11 de novembro de 2014, às 19h
Visitação: 12 nov a 12 dez 2014 / segunda a sexta, das 9h às 18h
informações: acervo@smc.prefpoa.com.br / (51) 3289-8292






quarta-feira, 5 de novembro de 2014

SOLITUDE - CEM ANOS DE VASCO PRADO








Exposição homenageia centenário de Vasco Prado


            A partir da próxima quinta-feira estará aberta à visitação pública no Paço dos Açorianos uma exposição de gravuras, desenhos e esculturas de um dos maiores representantes da história das artes plásticas do Rio Grande do Sul: Vasco Prado (Uruguaiana, 1914 – Porto Alegre, 1998). Para uma grande parte dos porto-alegrenses, seu nome soa sempre como uma espécie de parente distante, alguém da família que foi importante e está lá guardado num velho retrato. Esta percepção ganha contornos quando se caminha em torno da Assembléia Legislativa, ou pelo Banrisul da Andrade Neves e por outras ruas e prédios da cidade. Basta olhar com cuidado e se achará a assinatura do artista em esculturas e painéis murais afixados nos espaços públicos.
Mas Vasco não expressou sua arte apenas para as ruas da cidade, a expressou também em desenhos, gravuras e esculturas para as paredes e quintais de casas e museus. E nesta expressão para dentro também foi o grande artista considerado pioneiro da escultura moderna no Estado e um dos melhores intérpretes da alma gaúcha que o campo das artes já produziu. A exposição “Solitude: cem anos de Vasco Prado” é um convite para apreciar na intimidade do espaço interno as obras do artista que compõe os acervos da Pinacoteca Aldo Locatelli e da Pinacoteca APLUB, numa homenagem à lembrança dos 100 anos de nascimento do artista.



SOLITUDE – Cem anos de Vasco Prado
Pinacoteca Aldo Locatelli – Paço dos Açorianos (“Prefeitura Velha”)
Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico - Porto Alegre
6 de novembro a 5 de dezembro de 2014
segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
informações: acervo@smc.prefpoa.com.br / (51) 3289-3735