quinta-feira, 25 de setembro de 2014


Painéis de Carlos Scliar no Paço Municipal são restaurados



Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Inauguradas em 1974, pinturas sofreram com poluição e umidade
Inauguradas em 1974, pinturas sofreram com poluição e umidade

Os painéis do artista plástico gaúcho Carlos Scliar,  "Formação da cidade de Porto Alegre” e “Porto Alegre e sua projeção para o futuro”, instalados no Salão Nobre do Paço dos Açorianos, estão sendo restaurados. De grandes dimensões, as obras foram inauguradas em novembro de 1974 dentro das comemorações da Semana de Porto Alegre e, desde então, não haviam recebido nenhuma ação de restauro. Segundo a restauradora Fernanda Matschinske, por estarem localizadas na área central da cidade, as pinturas sofreram ao longo dos anos com a poluição do ar e as variações de umidade relativa e temperatura, além de outros agentes agressores. O trabalho que está sendo executado compreende a limpeza química para remoção das sujidades e fungos e a reintegração cromática de pequenas perdas causadas por abrasões. O painel “Procissão da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes”, também localizado no Paço dos Açorianos, sofreu a mesma intervenção de restauro em janeiro de 2014.

Originalmente encomendados pelo prefeito Telmo Thompson Flores para o Salão Nobre da Prefeitura  os painéis abordam, respectivamente, a evolução da cidade (painéis 1 e 2) e a procissão da festa de Nossa Senhora dos Navegantes (painel 3). Para a realização destas obras, Carlos Scliar apropriou-se poeticamente de documentos, fotos antigas e de obras já incorporadas à iconografia da cidade de autoria de Angelo Guido, José Lutzenberger e Martha de Wagner bem como da imagem fotográfica de prédios históricos que compõem a arquitetura porto-alegrense como o Mercado Público e a Igreja Nossa Senhora das Dores. Os painéis foram pintados com pigmentos e cola vinílica, tendo como acabamento um revestimento com cera e, ainda, aplicações serigráficas (painéis 1e 3).

Segundo o crítico carioca Roberto Pontual, Scliar percebeu com clareza a extensão do desafio: tratava-se de equilibrar a necessidade do documento com a fatalidade da transfiguração, ou, em outras palavras, de encontrar o ponto de ajuste exato entre o que já está feito e o que deve ser feito, entre o fato e a revisão, entre a história e o estilo.


 
/cultura
Texto de: Flávio Krawczyk (estagiário SMC) / Supervisão: Cléber Seydelles
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.




Restauração dos painéis de Carlos Scliar




 Fernanda Matschinske

Os painéis do artista plástico gaúcho Carlos Scliar – “Formação da cidade de Porto Alegre” e “Porto Alegre e sua projeção para o futuro”, instalados no Salão Nobre do Paço dos Açorianos - conhecido como “Prefeitura Velha” - estão sendo restaurados. De grandes dimensões, as obras foram inauguradas em novembro de 1974 dentro das comemorações da Semana de Porto Alegre e, desde então, não haviam recebido nenhuma ação de restauro. Segundo a restauradora Fernanda Matschinske, por estarem localizadas na área central da cidade, as pinturas sofreram ao longo dos anos com a poluição do ar e as variações de umidade relativa e temperatura, além de outros agentes agressores. O trabalho que está sendo executado compreende a limpeza química para remoção das sujidades e fungos e a reintegração cromática de pequenas perdas causadas por abrasões. O painel “Procissão da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes”, também localizado no Paço dos Açorianos, sofreu a mesma intervenção de restauro em janeiro de 2014.

Originalmente encomendados pelo Prefeito Telmo Thompson Flores para o Salão Nobre da Prefeitura de Porto Alegre, os painéis abordam, respectivamente, a evolução da cidade (painéis I e II) e a procissão da festa de Nossa Senhora dos Navegantes (painel III). Para a realização destas obras Carlos Scliar apropriou-se poeticamente de documentos, fotos antigas e de obras já incorporadas à iconografia da cidade de autoria de Angelo Guido, José Lutzenberger e Martha de Wagner bem como, da imagem fotográfica de prédios históricos que compõem a arquitetura porto-alegrense como o Mercado Público e a Igreja Nossa Senhora das Dores. Os painéis foram pintados com pigmentos e cola vinílica, tendo como acabamento um revestimento com cera e, ainda, aplicações serigráficas (painéis I e III).

Segundo o crítico carioca, Roberto Pontual, Scliar percebeu com clareza a extensão do desafio: tratava-se de equilibrar a necessidade do documento com a fatalidade da transfiguração – ou, em outras palavras, de encontrar o ponto de ajuste exato entre o que já está feito e o que deve ser feito, entre o fato e a revisão, entre a história e o estilo.










Fotos: Kevin Appel



 


sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Paisagens de Porto Alegre

Exposição PAISAGENS DE PORTO ALEGRE

Até 10 de outubro, no Paço dos Açorianos, conhecido como a “Prefeitura Velha”, está sendo apresentada uma seleção de obras de arte da Pinacoteca Aldo Locatelli com representações da capital dos gaúchos. Datadas do século XIX até a contemporaneidade, as obras são assinadas, entre outros autores, por Libindo Ferrás, Angelo Guido, Benito Castañeda, Gastão Hofstetter, Edgar Koetz, Paulo Chimendes e Maristela Salvatori.

Paço dos Açorianos – Praça Montevidéu, 10
Centro Histórico - Porto Alegre
Até 10 de outubro de 2014
segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h



  









 

 









Fotos: Anselmo Cunha / PMPA
Kevin Appel





M'BOITATÁ - Revista de Artes, Crítica, Museologia e Performance

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Clássicos na Pinacoteca apresenta quinteto de sopros

 
Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Recital ocorre quarta-feira, 17, a partir das 18h30, na Pinacoteca Ruben Berta
Recital ocorre quarta-feira, 17, a partir das 18h30, na Pinacoteca Ruben Berta


A edição de setembro do projeto Clássicos na Pinacoteca, na quarta-feira, 17, terá concerto do 4.1 Quinteto de Sopros. O grupo formado por Cláudia Schreiner (flauta), Júlio César Wagner (oboé), Elimar Blazina (clarinete), Leandro Rodrigues (trompa) e o convidado Adilson Vieira (fagote) reúne instrumentistas atuantes no cenário erudito gaúcho, com participações em instituições de ensino e orquestras como a Ospa, a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (OCTSP), a Filarmônica da PUCRS e a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (Osucs), entre outras.

O programa do recital inclui peças de autores brasileiros contemporâneos, como Edino Krieger, Liduíno Pitombeira e Alexandre Schubert (veja programa abaixo). O evento ocorre a partir das 18h30, na Pinacoteca Ruben Berta. 
O projeto Clássicos na Pinacoteca, com recitais mensais gratuitos, é apresentado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. A Pinacoteca Ruben Berta está instalada em um casarão residencial do século XIX, restaurado pelo Projeto Monumenta.


Agende-se 
Clássicos na Pinacoteca
4.1 Quinteto de Sopros
Quarta-feira, 17 de setembro, a partir das 18h30
Entrada franca
Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973 – Porto Alegre)
Informações: (51) 3289-8119, 3224-6740 ou acervo@smc.prefpoa.com.br
Programa
Serenata a Cinco - Edino Krieger
Suíte para Quinteto de Sopros - Oscar Lorenzo Fernández
Pastoral - Crepúsculo no Sertão
Fuga - Saci Pererê
Canção da Madrugada
Scherzo - Alegria da Manhã
Ajubete Jepê Amô Mbaê (Opus 010c) - Liduíno Pitombeira
Genuinamente Brasileira - Nilson Vieira
Serra da Mantiqueira - Alexandre Schubert
Agulhas Negras
Penedo
Itamonte
De Vista para o Sertão - Willames S. da Costa



/musica
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.