quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Arte nas Ruas


Grupo LZ: Arte nas Ruas inaugura na Praça da Encol

 Para comemorar 40 anos de atuação no mercado de mídia exterior, o Grupo LZ presenteia Porto Alegre com uma transformação do cenário urbano. Além de colorir a Capital com tabuletas instaladas especialmente para o projeto, a LZ pretende reavivar obras de artistas gaúchos que as Pinacotecas Municipais guardam com tanto carinho. Até as frotas de ônibus da ATP irão exibir obras. E a coisa não para por aí. O Arte nas Ruas é uma forma de resgatar a função social dos outdoors: a de transmitir conteúdo informativo e cultural a toda população. Redenção, Marinha do Brasil, Parcão, Centro de Cultura e a Praça Carlos Simão Arnt vão virar uma grande galeria de arte a céu aberto com a ajuda de 25 artistas que já se foram, mas deixaram para os gaúchos o melhor legado de todos: a arte. 






sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Prefeitura de Porto Alegre

CULTURA - Artes Plásticas - Vernissages e Exposições 

 30/07/2012 

 

Exposição Novas Aquisições no Paço dos Açorianos


A exposição “Novas Aquisições” traz a público uma parte significativa das duzentas obras incorporadas à Pinacoteca Aldo Locatelli nos últimos quatro anos, resultado do esforço para delinear um panorama, o mais vasto e autêntico possível da memória artística porto-alegrense. De 3 de agosto a 28 de setembro, a mostra pode ser conferida no Paço dos Açorianos (Praça Montevidéu, 10).

Este processo derivou de uma análise da coleção, considerando a sua história e a necessidade de reforçar identidades e alteridades. Nomes significativos no campo artístico local agora suprem lacunas no acervo ao mesmo tempo em que evidenciam a importância da memória para a invenção do futuro.

De longa tradição em Porto Alegre, a gravura foi um gênero em destaque nas doações, tanto dos artistas como dos colecionadores Renato Rosa e Luiz Carlos Lisboa. O marchand e o jornalista concederam significativos lotes de gravuras, pinturas e desenhos, indicativos de uma profícua vivência no âmbito artístico da Cidade. Por outro lado, a fotografia – constante na arte contemporânea – embora timidamente representada na Pinacoteca, também recebeu um incremento considerável de modo que o gênero passa agora a constituir outra vertente-chave do acervo. Paradoxalmente, a inserção de artistas consagrados ocorre em paralelo à produção de jovens de destacada atuação no cenário contemporâneo.

Artistas, familiares e colecionadores, através de generosas doações, compartilharam com a Pinacoteca Aldo Locatelli a responsabilidade devida às gerações passadas e futuras de preservar esta inquietante herança cultural, a obra de arte.

RELAÇÃO DE ARTISTAS:

Adauany Zimovski
Ana Flávia Baldisserotto
Ângela Pettini
Britto Velho
Carlos Asp
Carlos Scliar
Christina Balbão
Danúbio Gonçalves
Fernando Duval
Fernando Zago
Gabriel Netto
Guilherme Dable
James Zortéa
João Faria Vianna
Jorge Portanova
Lana Lanna
Leopoldo Plentz
Liana Timm
Lílian Maus
Luiz Brasil
Maria de Lourdes Sanchez
Maria Tomaselli
Marilice Corona
Milton Kurtz
Otacílio Camilo
Paulo Chimendes
Paulo Osorio Flores
Paulo Peres
Paulo Porcella
Rafael Gil
Rogério Livi
Romanita Disconzi
Roth
Rubem Grilo
Ruth Schneider
Túlio Pinto
Vagner Dotto
Vera Wildner
Wilson Alves
Yeddo Titze

Livros de Artista “O Pão Nosso” (Coordenação Mara Caruso/Atelier Livre da Prefeitura)
Serviço:
Mostra "Novas Aquisições"
Data: 3 de agosto até 28 de setembro
Horário: Segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e 13h30 às 18h
Local: Paço dos Açorianos - Praça Montevidéu, 10 (Centro Histórico)
(51) 3289-3735 – acervo@smc.prefpoa.com.br