segunda-feira, 4 de junho de 2012

Arte Pública Murais de Danúbio Gonçalves






Exposição Arte Pública – Murais de Danúbio Gonçalves, com abertura marcada para o dia 6 de junho às 19h, apresenta a produção de painéis murais de grandes dimensões, deste renomado artista gaúcho, destinada a espaços públicos. É composta dos originais de 19 estudos para murais nas técnicas de pintura em cerâmica e mosaicos, executadas após completar seus 80 anos, a qual demonstra intenso vigor, tanto pela sua criatividade como pelo seu fôlego físico. Destacam-se o painel “Comemorativo do Centenário da Imigração Judaica no Rio Grande do Sul” de 13x3m e o painel “Memorial da Epopéia Rio-Grandense Missioneira e Farroupilha” de 31x3m, ambos em Porto Alegre. Entre outros estudos estão os dos murais de fachadas em mosaico de temática religiosa da Igreja de São Roque em Bento Gonçalves e do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, junto ao túmulo do Padre Reus em São Leopoldo.
A Exposição promove a discussão da importância desta arte no meio urbano e chama a atenção a este segmento das artes plásticas, incentivando o público a aguçar o olhar para esta arte, que apesar da grandiosidade de suas dimensões, muitas vezes passa desapercebida no cotidiano da população.  
Reconhecido como pintor, desenhista e gravador, Danúbio tem obras que lhe renderam premiações e renome nacional, constando em acervos de principais museus brasileiros. Através dos Murais, consagrou-se como importante muralista brasileiro.
A Curadoria e Produção Cultural é de Ediolanda Liedke.
A Exposição está sendo realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado (FAC/RS), Lei nº. 13.490/10, sendo um dos 30 projetos escolhidos entre os 222 inscritos do primeiro Edital.
Com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a exposição estará na Sala Aldo Locatelli no Paço dos Açorianos, Praça Montevidéu nº10 no Centro Histórico de Porto Alegre. Visitação de 8 de junho a 20 de julho, de segunda à sexta das 9 às 12h e das 13h30 às 18h. Entrada franca.


O quê: Exposição Arte Pública - Murais de Danúbio Gonçalves
Abertura: 06 de junho às 19h
Quando: 08 de junho a 20 de julho, de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
Onde: Sala Aldo Locatelli no Paço Açorianos, na Praça Montevidéu nº10- Centro Histórico de Porto Alegre

Quanto: Entrada Franca